Colgio de Rondonpolis inclui visita ao Arquivo Pblico em roteiro de estudos

Segunda-feira, 07 de outubro de 2019 | Publicado às 16h00

Com o intuito de compreender a histria do Brasil, por meio da histria regional, os estudantes visitaram universidades, museus e agora o Arquivo Pblico de Mato Grosso

A A

  

A Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso recebeu na tarde da última sexta-feira (04.10), a visita de um grupo formado por 34 alunos do Colégio Cândido Portinari, da cidade de Rondonópolis (distante 219 km de Cuiabá). Acompanhados dos professores, os estudantes do ensino médio, com idades entre 14 e 17 anos, conheceram práticas de trabalhos realizados no local e alguns dos vários documentos históricos guardados na Instituição.

Com o intuito de compreender a história do Brasil, por meio da história regional, os estudantes visitaram universidades, museus e agora o Arquivo Público de Mato Grosso. “Aqui, eles podem ter contato com documentos antes vistos somente nos livros didáticos, que pareciam distantes, mas não são, estão disponíveis para toda a população”, afirmou o professor de História, Janailson Santos.

O gerente de Atendimento, Waltemberg Santos, e o gerente de Documentos Escritos, Hilário Noriyuki, receberam os visitantes no auditório do Arquivo Público. Os servidores explicaram sobre as atividades exercidas em cada setor da unidade, falaram sobre o sistema de protocolo, ensinaram a fazer pesquisas no site da Instituição, mostraram registros digitalizados e proporcionaram o contato com documentos originais.

Os alunos aprenderam que no Arquivo Público é possível encontrar fotografias, mapas, jornais, livros, revistas e diversas outras espécies documentais dos Períodos Colonial, Imperial e Republicano. E que para preservar as informações contidas nos documentos são necessários alguns cuidados na hora de manuseá-los como, por exemplo, o uso de luva e máscara e não utilizar o flash da câmera ao fotografá-los.

Aberto à visitação

A Superintendência de Arquivo Público, vinculada a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no Centro de Cuiabá. O horário de atendimento ao público é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. As visitas em grupo deverão ser agendadas com antecedência.

Outras informações:

Site: www.apmt.mt.gov.br

E-mail: arquivopublico@seplag.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-1800/1802

(Supervisão de texto de Nayara Takahara).


Fonte: Carlos Andr | Arquivo Pblico
Imprimir