Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Quarta-feira, 29 de março de 2017.

Seges realiza curso com foco na história de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência de Arquivo Público, realiza nos dias 10 e 11 de abril o 2º Colóquio sobre História, Historiografia e Fontes de Mato Grosso, referentes aos séculos 18 e 19. 

O evento será realizado em parceria com os grupos de Pesquisa, Dinâmica e Dimensão de uma região fronteira-mineira, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), de Mato Grosso do Sul, e grupo Etrúria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No encontro, historiadores de diferentes instituições como do Arquivo Público, Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), UFGD e da UFMT, divulgarão as pesquisas desenvolvidas nos últimos anos sobre Mato Grosso, de 1701 até 1900, compreendendo parte do período Colonial (1500-1822) e o Imperial em sua integralidade (1822- 1889).

O debate, destinado principalmente a pesquisadores e estudantes também será aberto ao público geral. O primeiro dia terá como pauta inicial a Administração, Defesa e Abastecimento do Estado, seguido pelo tema Escravidão, Mineração e Liberdade na Fronteira. No dia seguinte, a abordagem será sobre Mato Grosso na Historiografia e Saberes, Religiosidade e Comércio na Capitania de Mato Grosso.

O evento ocorrerá das 08h ás 17h30 no auditório do Arquivo Público, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no centro de Cuiabá. Mais informações pelo telefone (65) 3613-1800 ou 3613-1802.


Fonte: Carlos Ferreira / Seges

Download do arquivo relacionado