Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Sexta-feira, 09 de fevereiro de 2018.

Repartições do Executivo estadual não funcionarão no feriado de Carnaval

Os órgãos públicos estaduais não terão expediente durante os dias 12 e 13 de fevereiro, datas que são pontos facultativos de Carnaval, previstos no Decreto nº 1.318, de 21 de dezembro de 2017, que dispõe sobre os feriados das repartições públicas do Estado de Mato Grosso para o ano de 2018. Já no dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, o expediente retorna normalmente a partir das 13h.

Não haverá prejuízo aos serviços considerados essenciais, como atendimento em saúde e segurança pública. Veja o que abre e fecha durante o feriado prolongado:

Saúde

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) trabalha normalmente no feriado, já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão.

As unidades de saúde que fecham no período do feriado prolongado de carnaval e voltam no horário normal no próximo dia 14 após o meio dia são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro. 

Trabalho e assistência

O restaurante Prato Popular estará fechado durante o feriado. Funciona normalmente até sexta-feira, e retoma o atendimento normal na próxima quinta-feira (15.02) das 11h às 13h.

Já o Sine encerra as atividades na sexta-feira (09.02) às 13h30 e retorna na quinta-feira (15.02) com atendimento normal, a partir das 07h30.

A unidade de atendimento do Ganha Tempo Ipiranga, no Centro de Cuiabá, o novo Ganha Tempo do CPA, e a unidade de Várzea Grande, terão o horário de funcionamento de acordo com o decreto, fechados durante o período de carnaval, encerrando suas atividades nesta sexta-feira, e retornando o atendimento no dia 14, próxima quarta-feira, às 13h. 

Segurança

Todos os serviços operacionais do Corpo de Bombeiros Militar estarão disponíveis para a população durante o feriado por meio do telefone 193. Somente os setores administrativos da corporação deixarão de funcionar durante o Carnaval. A partir do meio dia da sexta-feira (09.02) não haverá expediente, voltando as atividades às 08h da quinta (15.02).

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) informa que os setores de Criminalidade, Identificação e o Instituto Médico Legal (IML), irão atender normalmente na capital e interior, seguindo com o atendimento ordinário em plantão.

A Polícia Judiciária Civil segue com atendimento na Central de Flagrantes, do bairro Planalto, e na Central de Flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, que vão centralizar os procedimentos de lavratura de autos de prisão em flagrante, requisições periciais e de Boletins de Ocorrências. Os plantões funcionam 24 horas, de segunda a domingo, assim como a Central de Ocorrências, da Prainha, para confecção de boletins.

As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá tem equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA) funcionará com regime de plantão para registro de Boletim de Ocorrência e inserção de dados de veículos em sistemas nacionais. A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) mantém equipe de plantão para atendimento de local de crime e liberação de corpo.

A Delegacia Especializada de Delitos Trânsito (Deletran) trabalha em regime de plantão com equipes para atendimento de acidente de trânsito com vítima e atuará também em blitz e da Lei Seca.

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE) e a Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE) mantêm equipes de sobreaviso para eventuais ocorrências de suas atribuições.

Nas cidades do Interior do Estado, as Delegacias de Polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, de modo que em nenhum momento fique desguarnecido o atendimento à população e aos policiais que venham a encaminhar detidos às respectivas unidades para lavratura de flagrantes.

Denúncias de qualquer natureza de crimes podem ser feitas nos telefones 197 ou 181, na Central da Polícia Civil, no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP).

Boletim de Ocorrência online

O cidadão poderá obter atendimento online na Delegacia Virtual para registros de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes. O BO online pode ser acessado clicando aqui.

Detran

O Departamento funcionará normalmento até a próxima sexta-feira (09.02), voltando as atividades na quarta-feira (14.02) a partir do meio dia, tanto na capital quanto no interior.


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT