Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Quarta-feira, 13 de março de 2019.

Seplag realiza treinamento do sistema Aplic

 

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Aquisições Governamentais (SAG), está promovendo durante esta semana o treinamento de reciclagem sobre o sistema eletrônico de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) voltado à área de licitações públicas. 

Desde o ultimo ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) deixou de receber por meio físico ou digital informes sobre licitações, concursos públicos e atos de admissão de pessoal, aposentadoria, reserva e pensão e passou a utilizar somente o sistema Aplic.

O treinamento é ministrado para cerca de 30 servidores de várias secretarias de Estado que trabalham com licitações. Nas atividades previstas foi possível conhecer mais sobre o sistema, saber sobre suas funcionalidades, além de identificar as mudanças do layout feitas anualmente pelo TCE.

O Secretário Adjunto de Aquisições Governamentais da Seplag, Luiz Gustavo Tarraf Caran, destaca que esta capacitação tem por objetivo trazer esclarecimentos sobre as dificuldades que as unidades setoriais de aquisição têm em relação à inserção de informações no sistema Aplic do TCE, atendendo a diversos pedidos encaminhados ao seu setor.

“Na condição de órgão central de aquisições no Estado, também estamos retomando junto à Secretaria de Gerenciamento de Sistemas Técnicos do TCE o processo de integração entre os sistemas, conferindo maior dinamicidade e eficiência aos trabalhos das unidades de aquisição do Poder Executivo Estadual”.

Utilizado pelo Governo do Estado desde 2016, o Aplic é um sistema simples e intuitivo, considerado como uma grande inovação do TCE. Graças à informatização das informações, que podem ser acompanhadas em tempo real, os auditores do Tribunal de Contas podem indicar vistorias e apontamentos antes do processo ser concluído.

 

 


Fonte: Hudson Costa com supervisão D`Laila Borges- Seplag

Download do arquivo relacionado