Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Terça-feira, 09 de julho de 2019.

Seplag e Sefaz capacitam servidores para elaboração do PTA/LOA 2020

As Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Fazenda (Sefaz) orientaram servidores dos três Poderes quanto aos processos de construção do Plano de Trabalho Anual (PTA) e de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. A capacitação foi realizada na última semana, nos dias 04 e 05 de julho.

Servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário que atuam em núcleos de gestão estratégica, de planejamento e de orçamento foram o público-alvo do curso, ministrado pelos servidores Paulo Henrique Leite, da Seplag, e Vagner Serra e Darluce Franco, da Sefaz.

O secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Anildo Correa, lembrou durante a abertura dos trabalhos que a primeira ação de qualquer gestão é o planejamento e destacou a necessidade da entrega finalística durante a elaboração do produto.

“Buscando uma maior transparência e entendimento sobre o que será entregue, promovemos melhorias na metodologia de elaboração desses instrumentos. Com a adoção desse novo método faremos um PTA mais enxuto”, acrescentou.  

Para o secretário adjunto do Orçamento Estadual da Sefaz, Ricardo Capistrano, a lei orçamentária, bem como o PTA são importantes instrumentos de planejamento da gestão pública estadual.

“As políticas públicas são efetivadas mediante a alocação de recursos através da lei orçamentária. É neste momento que as escolhas são feitas com base no planejamento definido no PTA, cujo principal intuito é atender as necessidades e demandas da sociedade mato-grossense” pontuou Capistrano.

Manual online

Foi disponibilizado nos sites da Seplag e da Sefaz o Manual Técnico de Planejamento e Orçamento (MTPO), que tem como objetivo orientar os servidores que atuam diretamente na elaboração desses documentos, seja na área do planejamento ou orçamentária.

Clique aqui para ter acesso ao MTPO.


Fonte: Hudson Costa | Supervisão Nayara Takahara | Seplag