Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Terça-feira, 08 de outubro de 2019.

Governo adota uso de tags para controle do abastecimento de veículos oficiais

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), treinou gestores de Transportes do Executivo estadual a fim de capacitá-los para a implantação de um dispositivo de identificação eletrônica, denominado tag, para controle do abastecimento de veículos oficiais do Estado.

O mecanismo contém uma chave eletrônica que será associada à identificação do veículo no ato do abastecimento. A tag é intransferível e seu uso passa a ser obrigatório em substituição ao cartão magnético.

Seguindo o cronograma montado pela Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, a fixação dessas tags ocorrerá primeiro na frota da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A previsão é de que até o final deste ano os veículos oficiais de 26 órgãos e entidades do Executivo estadual sejam abastecidos por meio da tecnologia.

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, essa medida trará mais transparência e maior controle e fiscalização da utilização e do abastecimento de automóveis dos órgãos e entidades do Executivo.

“Temos a fé pública no servidor, mas acima de tudo temos o compromisso com a gestão eficiente dos bens públicos. Essa tecnologia trará mais segurança e um controle mais rigoroso no abastecimento dos veículos oficiais do Estado”, destacou.

A tag será fixada no pára-brisa do veículo sob os cuidados do condutor cadastrado, que deve ter seus dados no Sistema de Gestão de Abastecimento de Combustíveis sempre atualizados e estar ciente sobre o saldo do cartão e estabelecimentos credenciados pelo governo. É expressamente proibido abastecer outro veículo que não aquele ao qual a tag está vinculada.

Segundo a secretária adjunta de Patrimônio e Serviços, Karollyne Martimiano, a Seplag, como órgão central da gestão de serviços e responsável pelo sistema de abastecimento, tem buscado meios para promover maior controle e segurança nos abastecimentos no intuito de combater qualquer tipo de fraude.  

“Esse dispositivo possibilitará o acompanhamento mais efetivo do consumo de combustível, também dificultará possíveis fraudes e eliminará o problema da perda de cartões de abastecimento”, afirmou a secretária.


Fonte: Éverton Anunciação e Nayara Takahara | Seplag-MT