Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Quinta-feira, 09 de janeiro de 2020.

Ouvidoria setorial faz 435 atendimentos e tem produtividade elogiada

Com objetivo de aperfeiçoar os serviços prestados à população a Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou 435 atendimentos durante o ano de 2019. Por meio do sistema Fale Cidadão foram registrados elogios, reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.

Na Seplag, a servidora responsável por este trabalho é Marciara Aparecida da Silva que atende há cinco anos a população, além de coletar todas as informações e encaminhar aos responsáveis para as devidas providências. Ela sempre recebe elogios pelo trabalho que desenvolve no setor.

Um deles foi enviado em outubro passado pelo servidor Enoque Duarte que agradece a servidora em ajudá-lo a dar entrada em seu benefício.

“Tenho quase 70 anos fiz várias tentativas para agendar a minha aposentadoria por telefone. Resolvi ir até a Secretaria para resolver a situação. Foi quando eu vi escrito na porta “Ouvidoria”. Entrei. Eu fui muito bem atendido pela Marciara, que imediatamente ligou para o MT Prev e agendou a minha aposentadoria”, descreveu Duarte.

Para a ouvidora setorial, as mensagens de gratificações recebidas são o termômetro do seu trabalho. “Eu procuro atender as pessoas com carinho, amor e respeito. Fico muito feliz que o meu serviço é visto, e que eu não sou apenas mais uma, mas que o meu trabalho está fazendo, sim, a diferença”, comemora.

“A ouvidoria é o canal de comunicação direto entre o cidadão e a instituição, além de ser um indicador dos trabalhos executados pela pasta. Ela é a porta de entrada de uma secretaria porque, através dela filtramos em que ponto o órgão precisa melhorar para entregar cada vez mais à população um serviço de qualidade”, completa Silva.

Fale Cidadão

A Ouvidoria do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (denominado Fale Cidadão) para registro das manifestações da sociedade e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela Controladoria Geral do Estado.

Além disso, está estruturada para receber críticas, sugestões ou denúncias acerca de qualquer área de competência do Poder Executivo Estadual pelos mesmos canais de contato. São eles: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos).

Além dos canais já mencionados, as ouvidorias das secretarias e entidades também realizam atendimento presencial, postal e via e-mail (específico e divulgado nos sites de cada pasta). (Supervisão de texto D’Laila Borges)


Fonte: Éverton Anunciação | Seplag-MT