Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Quinta-feira, 09 de janeiro de 2020.

Seplag realiza campanha sobre saúde mental

Com objetivo de discutir a saúde mental a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica (SAAS), lança a campanha “Janeiro Branco Seplag: Quem cuida da mente, cuida da vida!”. O tema será debatido no órgão durante todo o mês por meio de campanhas educativas, palestra e caminhada.

De acordo com a coordenadoria a escolha do mês é estratégica, porque o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprimento das metas estabelecidas para os próximos 12 meses, bem como frustração por não ter realizado as do ano anterior, além de ser um período de muita reflexão.

De acordo com a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Eliane Albuquerque, a campanha serve como um alerta para cada um iniciar o ano de maneira diferente. “É um convite para os servidores pensarem sobre a sua vida, seus propósitos, suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos”, afirma.

Para coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho da área sistêmica, Grazielly Rondina, falar do bem-estar emocional na administração pública é importante para prevenção, tendo em vista que há casos de afastamentos por transtornos mentais.

“Nós queremos quebrar esse paradigma dentro da Seplag, fazer com que as pessoas se preocupem com a sua saúde mental. Além disso, criar uma cultura para que os servidores olhem para dentro de si e se previnam, para que futuramente não precisem se afastar”, disse Rondina.

Ações

A Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da área sistêmica preparou uma agenda de ações que serão desenvolvidas ao longo do mês em parceria com a Assessoria de Comunicação. Nas quatro sextas-feiras serão distribuídos por e-mail e redes sociais informativos sobre a temática para que os agentes públicos conheçam mais sobre o assunto, desde entrevistas até dicas de prevenção.

Já no dia 29, às 14h, terá a palestra sobre o tema “Janeiro Branco – Reflexão sobre promoção da saúde mental e bem-estar” ministrada pelo psicólogo Douglas Amorim no auditório da Seplag. As vagas são limitadas e para participar o servidor deve se inscrever aqui

Para encerrar, no dia 30 de janeiro, às 17h30, no Parque das Águas terá uma caminhada aberta ao público. Nesse dia é sugerido que os participantes estejam vestidos de roupa branca.

Todas as atividades foram pensadas pelos profissionais da Seplag. Entre eles estão psicólogos, assistentes sociais e um educador físico.

(Supervisão de texto D’Laila Borges)



Fonte: Éverton Anunciação | Seplag